domingo, 3 de março de 2013

Coretos - Complexo Praça da República


Coretos - Complexo Praça da República


No tempo áureo da borracha, a Belle Époque, existe uma ideologia ao progresso, visto a maneira como eram introduzidas as técnicas de construção permitidas pela Revolução Industrial e que hoje fazem parte de um contexto que devem ser levados em consideração.
Pode-se afirmar que a implantação de coretos nas praças de Belém,  foi resultado do processo de urbanização da cidade entre os séculos XIX e XX, quando a capital paraense ganharia muitas praças e seria radicalmente embelezada. A iniciativa de criar jardins, praças, coretos, quiosques e chafarizes seguiu o modelo europeu imposto na época.
Geralmente a maioria dos coretos de Belém foram construídos com ferro fundido, visto ser um material mais resistente a ação de nosso clima. A utilização deste material e do vidro plano deve-se a um conjunto de fatores ligados ao próprio Ciclo da Borracha. "O poder aquisitivo do Estado, na época, e da classe enriquecida permitia a escolha dos produtos mais sofisticados e de melhor qualidade. Todas essas condições eram preenchidas pelos produtos pré-fabricados em ferro, entre outros". Por serem de ferro, os coretos mantiveram-se em bom estado até hoje, apesar de estarem abandonados.
Mas as obras não devem ser compreendidas somente por aspectos históricos. É preciso conhecer as personalidades que moldaram a paisagem política de Belém, tanto para explicar a existência dessas obras quanto para justificar a destruição de alguns dos espaços. Nesse sentido, destaca-se a importância do intendente Antônio Lemos, que governou Belém de 1897 a 1911.
Mesmo com praças impecáveis, os espaços embelezados e monumentalizados precisavam ser mais frequentados e valorizados pela população. Então, o governo da época passa a pensar nos coretos como uma forma de atrair famílias para os locais. Os pavilhões eram usados para a apresentação de bandas de músicas estaduais e municipais. 
Infelizmente nossa política ainda é de um sistema desastroso e inconsciente, simplesmente não existe uma política de restauro e manutenção para a maravilhas deste estado, somente quando está desabando é que alguém se manifesta para licitar uma empresa para recuperar ou destruir de vez... Lamentamos profundamente. Veja mais...

4 comentários:

  1. Admiradora do seu trabalho e empenho em mostrar nossas belezas que muitas vezes passam despercebidas! Sucesso amigo!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Francisco, você acertou em cheio, essas são realmente memórias de nosso estado e que devem ser preservadas. Aqui funciona assim, o pessoal de fora valoriza e o pessoal de casa desconhece e além disso desvaloriza o que tem de bom. Nós temos uma rica história, precisamos chamar a atenção dos políticos para que restaurem a história de nosso belíssimo estado. Concordo com a colega que disse que nossas belezas passam despercebidas! Continue esse trabalho veio... Que a gente continua com nosso incentivo!!! Abs.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu trabalho, até porque eu também estou pretendendo produzir um trabalho que envolver os coretos.No entanto, estou tendo uma imensa dificuldade de encontrar trabalhos envolvendo essa temática. Você tem conhecimento de algum? E será que poderia me dar algumas referências? Desde já agradeço pela sua atenção!

    ResponderExcluir
  4. hoje em dia é difícil conseguir empréstimos para habitação. tanto o seu empréstimo hipotecário quanto o seu empréstimo hipotecário e a disponibilidade de empréstimos fáceis para uma casa está em plena floração. esses empréstimos são simples, sustentáveis, facilmente disponíveis, muito flexíveis e feitos sob medida para os proprietários. a melhor parte de tudo isso é que quase todos os empréstimos ou instituições financeiras oferecem empréstimos com taxas altas, mas o sr. pedro oferece uma taxa de empréstimo baixa a 2 em troca de tais empréstimos comerciais, pessoais, hipotecários e automóveis. você pode entrar em contato com o sr. pedro em pedroloanss@gmail.com e número de telefone do Whatsapp: + 1-863-231-0632

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Brevemente estaremos retornando!
Tenha um excelente dia!