Monumento ao Ideal Republicano
O monumento a República está localizado na Praça da República, no centro de Belém. Foi erguido para comemorar o primeiro aniversário da implantação do regime republicano no Brasil. A iniciativa partiu do então governador paraense Justo Chermont que optou por realizar um concurso para escolha do melhor projeto. Por intermédio do consulado brasileiro, o edital foi publicado nas principais cidades européias, chegando a Belém numerosas propostas de escultores estrangeiros.
Foi organizado um grande júri para escolher o melhor projeto. Depois de rigorosa seleção, restaram para a escolha definitiva às propostas dos escultores Emilio De Lorenzi e Michele Sansebastiano. O médico Santa Rosa achou que a proposta de Lorenzi era que melhor se adaptava, no entanto, por maioria de voto e com algumas alterações foi declarado vencedor o italiano de Gênova, Sansebastiano.
Em 1890 ocorreu o assentamento da pedra fundamental e a entrega sete anos depois, no dia 15 de Novembro de 1897. O monumento custou aos cofres públicos cento e vinte mil contos de reis: 120.000.000. Segundo pesquisadores, o projeto original previa que a Marianne francesa empunhasse um ramo de oliveira, mas o símbolo foi considerado pacifista, do ponto de vista militar, e substituído pela espada.
O monumento em mármore e bronze é formando por um conjunto de esculturas:
- Marianne com as insígnias revolucionárias da sua identidade, no alto do monumento.
- Esculturas representando o Progresso Nacional, na forma de um gênio alado apoiado sobre um leão, símbolo da força, levantando o estandarte da república, gritando: “Liberdade”.
- Esculturas representando a História, na forma de uma formosa mulher que registra na página de um grande livro, sustentado por um pequeno gênio, a data da proclamação da república.
- Na parte das laterais do monumento situam-se dois gênios sentados, tendo em suas mãos tarjas sobre as quais está escrito em uma probidade e na outra união.
As dimensões estão definidas da seguinte forma:
Altura total do monumento: 20m;
Escultura do Progresso Nacional: 6,5m de altura;
Escultura da História, desde a extremidade do manto a ponta da asa: 5m de altura;